quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Baba Yaga: A Mulher Selvagem


Caminho pela floresta
e falo intimamente com os animais
Danço descalça na chuva
Danço nua
Viajo por caminhos
que eu mesma faço
e da maneira que me convém
Meus instintos e meu olfato são aguçados
Expresso livremente minha vitalidade
minha alegria pura e exuberante
para agradar a mim mesma
porque é natural
é o que tem de ser
Sou a selvagem e jubilosa energia vital
Venha e junte-se a mim.

Oráculo das Deusas - Amy S. Marashinsky

Um dos maiores desafios da mulher moderna é conectar-se com sua face selvagem, essa face nossa destemida, forte, poderosa que deixamos enterrada abaixo das necessidades do cotidiano, ser uma boa profissional, boa esposa, boa mãe, todas as cobranças que a sociedade faz conosco enterra ainda mais essa mulher selvagem, que só tem uma unica pretensão, sentir-se satisfeita, naturalmente satisfeita, que não tem vergonha de sua energia, de sua alegria e de sua exuberância.
Este arquétipo fala de liberdade, da liberdade que o patriarcado tomou de nós, éramos donas de nossas vidas e de nossos corpos, viviamos o nosso tempo, respeitavamos nossos ciclos, é tempo de nos conectarmos de novo com essa força primitiva que ainda reside em nosso inconsciente, a mulher selvagem que nos levará de volta ao colo da Grande Mãe.

Abençoadas sejam minhas irmãs e filhas da Deusa, que Ela continue nos guiando por este caminho de auto-conhecimento.

Leitura sugerida: Mulheres que correm com os lobos - Clarissa Pinkola Estes.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Preventivo: Você já fez o seu esse ano?

Apesar de não ter qualificação médica, sou virginiana, e como virginiana já fui quase hipocondríaca, mas consegui controlar os excessos desnecessarios, mas aprendi uma lição valiosa, o preventivo salva vidas.
Há quase 10 anos me trato com a mesma ginecologista, Drª Ana Maria Albino, excelente profissional, amiga e minha confidente, ela inclusive fez o parto da minha filha e salvou minha vida. E foi com ela que aprendi que mulheres que tem uma vida sexual ativa, precisam fazer o preventivo uma vez ao ano, e não é somente fazer a Citologia(aquele exame que se usa o famoso "pico de pato"), exames de sangue para checar os niveis de colesterol e hormonios também são necessarios. Exames complementares para quem já está chegando aos 30 anos(como é o meu caso),e já teve filhos, também podem ser feitos; ultrason mamária, ultrason transvaginal, ajudam a identificar alguns probleminhas que se forem diagnosticados rapidamente são tratados com quase 100% de exito.
Mas vale lembrar que também podemos fazer o auto exame de mama todos os meses, conte 7 dias após o último dia do fluxo menstrual, e se auto examine. Vale lembrar também que o auto exame não substituiu o exame clinico que deve ser feito 1 vez ao ano.
Esses cuidados com a nossa saúde podem fazer a diferença, eu mesma acompanhei o drama de algumas pessoas que foram diagnosticadas com HPV, e lhes garanto que o tratamento lhes dá qualidade de vida normal. Mas o HPV não é o único problema que pode afetar a saúde intima da mulher, cistos, pequenas inflamações, alergias, e estress tudo isso pode causar outros inconvenientes.
Não se auto medique, ao aparecer qualquer anormalidade procure um médico, mantenha uma boa higiene intima, utilizando sabonetes com PH apropriado para você.
Evite deixar a região genital abafada, principalmente no verão, evite usar roupas como calças jeans, em casa aproveite para usar saias sem calcinha, isso ajuda a respiração de sua Yoni*.
Não tome anticoncepcionais sem orientação médica, pois eles podem afetar todo o seu metabolismo, cada pessoa tem uma reação diferente a cada medicamento, não é porque sua amiga está usando o remedio X que você também tem que usar!
Se você sofre de TPM experimente capsulas de Óleo de Semente de Linhaça, um fitoterapico fantastico para quem fica subindo pelas paredes, eu antes da gravidez sofria de uma TPM quase mortal, queria esganar pessoas de tão irritada que ficava, um ano antes de engravidar passei a tomar essas capsulas, e também a ter uma atividade fisica mais regrada, isso fez toda a diferença! Diminua a ingestão de sal e café nos dias que antecedem a menstruação, para evitar as cólicas.
Esses pequenas atitudes melhoram sua qualidade de vida ou podem até salva-la... porque a principal dica vem agora: USE CAMISINHA!!!
E se por ventura você tem um parceiro fixo, confiavel, e já dispensou o uso dela, não sejamos hipócritas, eu também dispensei o uso, já que meu atual companheiro é operado, mas para minha segurança 1 vez por ano faço exame de HIV, não porque não confio nele, mas porque me amo e amo viver.
Perdi minha irmã aos 36 anos para a Aids porque não utilizava preservativos com seu marido usuário de drogas, isso foi o suficiente para aprender minha lição.
Portanto se ame, se cuide, faça seu preventivo, seja uma mulher saudavel e consequentemente mais feliz!!! Que a Deusa continue abençoado seus Ventres fonte da energia criativa!
* Em sânscrito Yoni significa "passagem divina" um nome mais digno à nossa vagina!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

As Amazonas: O Mito da Fêmea Guerreira


Aquelas mulheres eram violentíssimas - disse Heródoto - para vencer os homens no campo de batalha e serem aceitas como uma potência respeitada e temida, precisavam ser as melhores militares possíveis, versadas em todas as artes da guerra desde a infância; e também tinham que usar a arma do medo. Daí cultivavam a fama de serem guerreiras realmente impiedosas, que jamais faziam prisioneiros. No máximo, deixavam apenas uns poucos sobreviventes fugirem para contar a história e espalhar o terror.

Eram combatentes terríveis, fazendo sempre ataques devastadores para assegurar a reputação de invencíveis. Como eram mais leves que os homens, avançavam mais velozes a cavalo, e na maioria das batalhas venciam sem tocar os pés no chão. Foram elas que inventaram o machado de guerra, arma de dois gumes que era o símbolo do poder matriarcal em Creta. Seu grande trunfo era o uso do arco e flecha, e equilibravam-se a galope atirando.

Também encontraram uma saída original para as limitações do físico feminino. Para manter a mira certeira mesmo em movimento, com as alças das bainhas de armas
cruzando o peito, elas cortariam metade do busto, ficando sem (a) um seio (mazo). Mas a cirurgia de extração do seio (mastectomia) talvez fosse feita por só uma tribo; elas sempre foram representadas com dois seios.

A mutilação seria uma lenda dos homens para assustar as moças, desencorajando-as da idéia de largar a família e se juntar ás amazonas. A destreza inigualável de derrotarem exércitos sempre a cavalo tornou o nome delas o equivalente feminino de cavaleiro. Cultuavam o Deus da Guerra e a Deusa da Caça e só atacavam em grandes batalhões de cavalaria avassaladores, trucidando a todos e dominando as noções de estratégia e tática das falanges que seriam usadas mais tarde pelos atenienses e espartanos.


Elas enlouqueciam os homens gregos, inspirando-lhes sentimentos contraditórios de raiva, admiração, medo, inveja e desejo. Rivais insuperáveis, adversárias imbatíveis e fêmeas inconquistáveis, só lhes restava imaginar fantasias. E esse desejo frustrado de conquista era desabafado na mitologia. Com um ou outro grande herói grego vencendo e desposando uma Amazona, mesmo temporariamente, a fantasia coletiva dos gregos era irreprimível. Mesmo Aquiles se apaixonou perdidamente pela rainha Pentesiléia, "de beleza tão divina mesmo após a morte" que ele até matou um companheiro grego que tentou maltratar o corpo dela. Os atenienses nos cemitérios militares faziam grandes homenagens póstumas nos túmulos das suas adoradas inimigas.
"Matadoras de Homens" (Heródoto), naturalmente, o pensamento bélico delas era criado por sua própria situação única e extraordinária de minoria isolada de sexo frágil sob risco de extermínio. Para minimizar os riscos, preferiam se esconder habitando áreas afastadas, mas também impor respeito e temor. Como odiavam o mundo do patriarcado, elas não podiam confiar em ninguém, e nem poderiam se dar ao luxo de escravizar outro povo, como os espartanos. Assim, a doutrina militar das Amazonas era baseada no princípio da concentração máxima de força para assombrar qualquer exército e esmagá-los numa onda avassaladora.
Para destruir a moral do adversário, a atitude era semear choque e pavor. Elas sempre semeavam o pânico entre os oponentes que não tivessem nervos de aço ao encará-las. Elas atacavam sempre com força total para aniquilar o inimigo de uma vez, eliminando o risco de qualquer represália futura. Por isso preferiam não fazer prisioneiros, impondo o choque. Também por isso era um procedimento lógico deixar uns poucos sobreviventes escaparem, para espalhar o pavor.
O fenômeno que marcou o desaparecimento da sociedade das amazonas também definiu o início da Idade do Ferro: a Guerra de Tróia por volta de 1000 a.C. Quando os metalúrgicos da Grécia continental aprenderam a dominar a técnica de fundir o ferro – metal mais duro, pesado e resistente – e produzir o aço que rompia os escudos e armas de bronze dos troianos, a então nascente Grécia virou a mesa e destruiu o maior império colonial da Antiga Era.
Já se falava sobre as Amazonas lutando ao lado de Tróia na Ilíada de Homero, a primeira narrativa do Ocidente; mas se na época houve registros de sua existência, eles desapareceram na devastadora guerra contra o Império comercial de Tróia, cuja grande capital ficava na porta de entrada do Oriente e controlava as rotas comerciais da Ásia. O evento foi tão cataclísmico que não houve vencedores: todas as civilizações do Mar Mediterrâneo foram varridas do mapa, incluindo a Grécia.
A narrativa mítica foi uma maneira de condenar a tragédia apocalíptica da guerra passando a imagem falsa de que os helenos não foram também derrotados, nem o vil motivo real da guerra: disputas econômicas. O cataclismo histórico da Primeira Grande Guerra Mediterrânea destruiu todas as antigas potências, marcou o fim da Idade do Bronze e fez o mundo cosmopolita mediterrâneo retroceder á vida no campo.
O antigo mundo épico estava morto, enterrado e esquecido; apenas alguns fragmentos seriam preservados na memória dos poemas de Homero, lembrando um mítico mundo heróico. Esse retrocesso do povo grego, com a lenta recuperação do progresso anterior, foi o Período Homérico. Nele, os relatos do mundo que ainda aceitava as amazonas se fundiram ao folclore da mitologia dos deuses.
"E os soldados gregos, horrorizados com aquela cena tão chocante e brutal, atiraram-se ao mar, gritando: Androcthones! (assassinas de homens). Heródoto, "o pai da História", documentou relatos do século 5° aC, descrevendo um grupo de mulheres que enfrentaram os gregos na Batalha do rio Térmidon, em sua capital Themiscira, na Ásia Menor.
Numa batalha comum da época, morreram apenas 20% dos soldados de cada lado. Surpresos e impressionados com a resistência e bravura das soldadas, os gregos não executaram as prisoneiras, que foram levadas em navios para serem vendidas como escravas. Eles ainda não sabiam com quem estavam lidando. Mas a surpresa maior viria em seguida. Elas se libertaram, tomaram o controle dos navios e mataram todos os soldados gregos a bordo. Relatos dos sobreviventes que se lançaram na água testemunham que o plano delas era exatamente esse: conseguir um transporte por mar.
Mas, sem experiência na Marinha e inábeis para navegar, as mulheres mudaram o curso, seguindo as correntes do Mar Negro até as costas do Cáucaso – exatamente onde as lendas as situam. As Amazonas de Heródoto atingiram o território dos Cítios, um povo nômade guerreiro de arianos do Cáucaso.
Essas mulheres guerreiras, diz Heródoto, casaram com os Cítios e os convenceram a migrar para as planícies de campos da Eurásia, cruzando as altas montanhas do Cáucaso e os desertos do Mar Negro até se fixarem nas estepes russas – o povo russo usa o alfabeto grego.
A primeira evidência direta do status dessas mulheres guerreiras veio com as escavações arqueológicas recentes. Isso se confirmaria em 1996, com a descoberta de tumbas de fósseis de mulheres armadas para a guerra e a caça nas planícies russas. Nas 150 tumbas do século 5° aC encontradas perto de Pokrovka, nas estepes do sudeste da Rússia, encontram-se soldadas enterradas com armamento militar, muitas com ferimentos de batalha. Junto com espelhos, brincos, colares e outros adornos femininos ricamente elaborados em ouro.
Durante milhares de anos, as superguerreiras assombraram o mundo com seus feitos. Mesmo vivendo discretamente em reinos isolados, tiveram uma história que se alongou por mais dois milênios após o fim da Idade do Bronze onde reinaram supremas.
Recentemente, restos mortais de guerreiras Amazonas combatendo no exército do Império Romano na Grã-Bretanha foi descoberto num cemitério em Brougham em Cumbria. Até o fim da Idade Média, uma certa ilha do Mar Egeu continuou a abrigá-las. Ironicamente, o ato final da História das Amazonas foi também o de triunfo máximo.
Na ilha de Lemnos, governada pela rainha amazona Maroula, que venceu o Império Otomano. Parece uma peça épica grega. Impossível melhor final feliz: as Amazonas venceram os maiores imperialistas – os islâmicos. Elas impuseram a humilhação absoluta aos piores machistas – os muçulmanos. Desde então, a ilha de Lemnos celebra a vitória do maior herói nacional, ou melhor, heroína nacional. Uma das principais atrações turísticas de Lemnos, a estátua de Maroula, relembra a bem-sucedida defesa da liberdade.

E se você gostou dessas informações à respeito desse Mito Feminino tão admiravel visite o link: http://neocodex.vilabol.uol.com.br/ernestoribeiro/amazonas01.htm
e conheça muito mais!!! É realmente inspirador!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Invocação da Deusa Tríplice

Em nome Daquela que existe nas ondas do mar,
Nas profundezas das grutas escondidas,
No farfalhar das verdes folhas
E na ardente chama das paixões,
Eu te invoco, minha Senhora,
Para me proteger e guiar.
Tú que és Donzela,
Livre e virgem por não pertencer a ninguém.
Tú que és Mãe,
Amada e procurada por todos.
Tú que és Anciã,
Que vais velar por todos nós.
Ártemis, Selene, Hécate,
Ana, Diana, Nana, Anahita, Inanna,
Astarte, Ísis, Chang-O, Brighid,
Deméter, Ix Chel, Freyja, Rhiannon, Arianrhod,
Yemanjá Odo Iyá.
Mãe Antiga, Deusa dos Mil Nomes,
Ilumina nossa vida
Com cada raio de luar.
E com o longíquo brilho estelar,
Guia-nos com amor maternal
Nesta nova jornada
De volta para Ti,
Oh, Grande Mãe.

De Mirella Faur - O Anuário da Grande Mãe.

sábado, 16 de agosto de 2008

Conhecendo-se em essência!


Não somos seres superiores, porque somos nós que geramos uma vida em nossos uteros, ou porque somos capazes de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo... Mas nós, mulheres contemos um pedaço da divindade que nenhum outro ser carrega, somos sensiveis, pelo menos a maioria de nós...
E como seres sensiveis vemos coisas que mais ninguém vê, sentimos e percebemos o inimaginavel, temos empatia pelos que sofrem, cuidamos de nós e dos nossos e muitas vezes não suportamos ter que depender de alguém... apesar de ser muito bom sentir que temos alguém que olha por nós.
Somos fortes apesar da aparência quase sempre fragil, e por de trás dessa aparente fragilidade esconde-se uma leoa capaz de matar e morrer por um filho, que defende seus dominios com garras afiadas. E não teme ir para a luta... sente prazer em ser util e sente alegria nas pequenas coisas, sem deixar de desejar as grandes...
Nós mulheres somos indescritiveis porque somos muitas, unicas, lindas, poderosas, e muito mais, é claro que temos nossa face negra, nosso lado obscuro, aquele que mente, fere e manipula... aliás as mulheres conseguem o que querem quando aprendem a utilizar seu poder de persuasão.
Mas é essa mistura de luz e sombra que nos torna tão atraentes e misteriosas para os homens, um ser que morre de medo de barata, mas que enfurecida de ciumes parte para cima de quem quer que seja...e pode fazer estragos viu?
Que doce combinação, somos a sustentação e os pilares de nosso lar, e ao lado de nosso companheiro, o levamos mais longe do que se ele estivesse sozinho.
A mulher que se conhece consegue tirar muito proveito de seus dons e habilidades, portanto; se estude, seja fazendo analise, mapa astral, numerologia; o que você achar que vai funcionar no seu caso. Mas tente mergulhar dentro de você, buscar respostas no mais profundo de si mesma, veja o que se esconde por de trás dessa máscara que você usa, aprenda a lidar com seu lado negro e tirar proveito, você se sentirá mais completa, mais realizada. Não adianta negarmos a existencia de nossos "defeitos" o que faz a diferença é enfrenta-los e aprender com eles.
Você é quem você desejar ser... deseje, não tenha medo, busque ser quem você almeja.
Isso vale para os homens que por ventura possam vir a ler isto... todos somos o reflexo de uma forma pensamento que criamos.
Cuidado com o que você pensa à seu próprio respeito!
O maior poder que possuimos e que muitas vezes não sabemos trabalhar é o da forma-pensamento, aprender a lidar conosco e com esse fantástico poder é um dos nossos grandes desafios...tente e não desista, com certeza é muito estimulante!
A essência feminina é linda, e inexplicavel como a propria natureza, porque nós sangramos, choramos, sorrimos e alimentamos o mundo com os nossos sonhos, somos divinas por saber que existe segredos e mistérios que os homens não conhecem.
Partilhar esses segredos com a humanidade é parte do papel da mulher, o nascimento, morte e regeneração vive em nós todos os meses... abençoadas sejam Vós...minhas irmãs, filhas da Deusa e sacerdotizas de seu próprio destino!

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Pagu - Rita Lee

Mexo, remexo na inquisição
Só quem já morreu na fogueira sabe o que é ser carvão
Eu sou pau pra toda obra, Deus dá asas à minha cobra
Minha força não é bruta, não sou freira nem sou puta
Porque nem toda feiticeira é corcunda, nem toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone, sou mais macho que muito homem
Sou rainha do meu tanque, sou pagu indignada no palanque
Fama de porra-louca, tudo bem, minha mãe é Maria ninguém
Não sou atriz, modelo, dançarina
Meu buraco é mais em cima
Porque nem toda feiticeira é corcunda, nem toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone, sou mais macho que muito homem

Meu hino! Amo essa música!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Deusas, seus Arquétipos e nossa Deusa Interior.


Analise das Caracteristicas Básicas das Deusas

ATENA - A mulher Atena é regida pela deusa da sabedoria e da civilização. Ela busca a realização profissional numa carreira, envolvendo-se com educação, cultura intelectual, justiça social e com política.

AFRODITE - A mulher Afrodite é regida pela deusa do amor, e está voltada principalmente para relacionamentos humanos, sexualidade, intriga, romance, beleza e inspiração das artes.

PERSÉFONE - A mulher Perséfone é regida pela deusa do mundo avernal, ela é mediúnica e atraída pelo mundo espiritual, pelo oculto, pelas experiências místicas e visionárias, e pelas questões ligadas à morte.

ÁRTEMIS - A mulher Ártemis é regida pela deusa das selvas: ela é prática, atlética, aventureira; aprecia a cultura física, a solidão, a vida ao ar livre e os animais: dedica-se à proteção de meio ambiente, aos estilos de vida alternativos e às comunidades de mulheres.

DEMÉTER - A mulher Deméter é regida pela deusa das colheitas; ela é uma verdadeira mãe-terra que gosta de estar grávida, de amamentar e de cuidar de crianças, está envolvida com todos os aspectos do nascimento e com os ciclos reprodutivos da mulher.

HERA - A mulher Hera é regida pela deusa dos céus. ela se ocupa do casamento, da convivência com o homem e, sempre que as mulheres são líderes ou governantes, de questões ligadas ao poder.

Como se pode observar cada Deusa possui uma face, um arquétipo, e cada uma de nós desenvolve também essas caracteristicas durante determinadas fases de nossa vida, portanto em alguns momentos estaremos em maior contato com Afrodite, em outro com Deméter, e por ai vai, é claro que talvez o ideal seria se conseguissemos manter todas as faces da Deusa em harmonia, aprendendo a trabalhar seus arquétipos em conjunto, pois todos eles trazem beneficios à nossa vida, e aprender a lidar com o lado sombra de cada face também ajudaria a nos conhecermos melhores como mulheres e particulas da Deusa.

Esse perfil psicologico foi traçado mediante um questinario para se encontrar a Deusa interior, na Roda da Deusas, um teste que peguei no 4shared. Estarei deixando o link para as interessadas em baixar o teste na integra, um material bastante interessante e que vale a pena ser lido com calma... ao fazer o teste consegui me analisar e rever minha conduta em vários pontos...quando fizer o teste utilize-se da intuição e da honestidade, o resultado pode te surpreender como me surpreendeu...Luz a todas...

http://www.4shared.com/file/51669827/393d780b/A_Deusa_Interior.html?s=1