Nas culturas baseadas na Terra, era a mulher quem conferia fertilidade ao solo, deixando seu sangue menstrual fluir em direção ao chão, enquanto caminhava nua pelos campos arados e bosques.
O ato de voltar a oferecer o sangue à Terra é uma poderosa ferramenta mágica capaz de despertar o poder interior da mulher e reconectá-la com a força de sua ancestralidade feminina e de sua natureza.
Quando a mulher presenteia a Terra com seu sangue - sua energia vital -, a Terra retribui este ato com bençãos ilimitadas devolvendo a mulher sua dignidade, força e poder, despertando paulatinamente a Bruxa que reside em seu interior."
Com a mudança nos padrões e nos valores de nossa sociedade pode não ser muito apropriado saírmos nuas, entregando nosso sangue por aí...até porque lugares isolados e tranquilos para fazermos isso são cada vez mais raros nos dias de hoje. Sendo assim temos no Jarro Menstrual uma alternativa para celebrar os Misterios do Sangue.
Este pequeno vaso de barro com tampa será utilizado para dissolver em água o sangue menstrual recolhido em seu absorvente (seja ele ecológico (de pano) ou coletor menstrual)..
Dica: Eu amorno só um pouco a água antes de de dissolver o sangue do absorvente ecológico no jarro, isso facilita a dissolução. Ela esfria rápido o suficiente enquanto você medita e celebra sua menstruação.
Depois de alguns minutos você deposita seu sangue dissolvido em um vaso de plantas em seu próprio apartamento, ou em seu jardim se for o caso. Está àgua é rica em sais minerais e vitaminas e você perceberá que suas plantas ficaram mais vistosas.
Depositar nosso sangue na Terra além de um ato espiritual, é um ato de agradecimento por tudo que nossa Mãe nos deu e dá, principalmente agradecer por nossa fertilidade.
Quando menstruamos é porque nosso corpo saúdavel, expele o tecido que revestia nosso útero para abrigar uma nova vida. No fim de um ciclo se nenhum óvulo foi fecundado, este tecido é expulso por contrações uterinas, é o nosso corpo trabalhando em sintonia com o macrocosmo de Gaia.
Este é o Sangue da Vida, é ele quem guardaria e ajudaria na sustentação de um novo ser.
Não é maravilhoso que ele possa ser doado à Terra de onde viemos e para onde voltaremos?
-Um vaso tamanho pequeno ou médio (de acordo com seu gosto) de barro com tampa. -Muitas perguntaram, onde comprar um vaso desses de barro? - Eu já lhes digo: Casas de Umbanda... é sério...lá você encontra de todos os tamanhos, ele vem cru...e você decora como quiser -Tinta para cerâmica vermelha, pincel, tinta prata ou preta em bisnaga (para fazer os desenhos que fará a decoração do seu vaso, que devem ser simbolos do Sagrado Feminino, alias já postei alguns exemplos posteriormente.)
-um pedaço de cetim vermelho (para amarrar seu absorvente- opcional)
-Fixador em spray.
Fazer o seu proprio Jarro é uma experiência fortalecedora, nos enche de poder e amor, lembro que produzi o meu exatos 2 dias antes de minha menstruação descer, na véspera de sua vinda comprei flores vermelhas e organizei tudo para está celebração da qual você verá a foto, logo abaixo. Neste dia, consagrei meu Jarro, e preparei um talismã menstrual, para reforçar minha conexão com a Deusa durante a mentruação....mas isso é uma outra postagem...rsrs... Quando doei meu sangue para minhas plantas pela primeira vez senti uma alegria que nem sei explicar, uma sensação de plenitude, de satisfação indescritivel, foi ali que começou minha história para conscientizar outras mulheres sobre o poder da menstruação. E tudo isso aconteceu graças ao movimento "Segunda Vermelha - um milhão de mulheres celebrando sua menstruação" Essa semente germinou, e chegamos até aqui!!!
Espero que eu tenha conseguido ajudar a esclarecer os questionamentos de minhas queridas irmãs, e que vocês se sintam inspiradas a fazerem os seus Jarros. Aqui vai uma sugestão de Invocação de Oferenda Menstrual, tirada do livro Ritos de Passagem:
"Salve Guardiã do Útero, de onde as àguas se originam, na profundidade das fontes sagradas.
Beijos mui encantados!!!