terça-feira, 8 de maio de 2012

2@Vermelha 2012 - E a Menstruação que eu busquei...

Falar de menstruação para mim nunca foi algo difícil, pois minha mãe e eu tivemos sempre um diálogo muito aberto sobre esse assunto.
O mesmo que tento ter com minha filha Isabela, que já está com 08 anos.

Sempre tive uma menstruação regulada, sem transtornos durante a adolescência, porém aos 20 anos quando comecei a usar anticoncepcionais meus hormônios enlouqueceram, troquei de pilula 6 vezes até que a minha ginecologista me disse; "Receitei porque você pediu, mas o correto seria você buscar o método natural da tabelinha e camisinha" - Então busquei estudar meu ciclo de forma biológica, percebi a TPM, minha flutuação de humor, e passei a usar a Tabelinha com Preservativo com meu 1º marido na época.

E então aos 24 anos veio a gravidez... e com isso o corpo mudou, os hormônios também, e uma série de posturas novas...
Passei a utilizar O.B, e então em 2 anos de uso consecutivo senti na pele as mudanças, cólicas cada vez piores, coisa que nunca havia sentido na vida.
Nessa época já havia começado a estudar a Eco-espiritualidade Feminina, o Sagrado Feminino, e então o desejo de vivenciar os meus mistérios se tornava cada vez maior... um dia encontrei a Carga da Deusa que Sangra e a sugestão de rito Reconsagração do Ventre para solitárias escrito pela Mavesper Cy Ceridwen na internet, então imprimi, li, reli, meditei e depois de muito estudo decidi fazer, mas isso tudo envolveu uma grande preparação, comprei meu Jarro, pintei e decorei, estudei ervas e montei um talismã menstrual para ajudar com as cólicas, fiz meu primeiro colar de couro com jaspe... isso era maio de 2008.

Nessa época já havia travado meus primeiros contatos também com Sabrina Alves, e participei da divulgação, assim como organizei em Santos em sincronia o encontro da 1ª Segunda Vermelha, então esse contato só reforçou meu desejo de mergulhar de cabeça nos Mistérios Femininos, no resgate da sacralidade   da menstruação, no processo além do biológico.

E lá se vão 4 anos, 5 edições de 2@Vermelha depois, refiz o caminho de novo, do Sagrado ao Biológico outra vez, e no ultimo ano me dediquei a estudar Terapias Alternativas que ajudem a tornar o período Pré e Menstrual mais agradável, mais tranquilo para mulher, independe dela crer que "Menstruar é Sagrado".
E nesse processo percebi que a Menstruação que eu quero para mim é a mesma que hoje busco levar para as mulheres não somente do Circulo Feminino de Gaia, o qual nasceu juntamente com a primeira edição da 2@Vermelha, ou para as que atendo nos trabalhos da Oficina do Ventre ou Tenda Lunar, mas no dia-a-dia na conversa no ônibus, no papo com as amigas, sejam elas pagãs ou não.

Durante esses anos de busca e estudo consegui despertar o respeito não somente de outras mulheres, mas de homens, amigos, familiares, que hoje observam meu colar menstrual no pescoço como parte de quem eu sou, e entendem que ele simboliza "Meu Momento", então me poupam de certos aborrecimentos, respeitam meu silêncio, meu recolhimento, e alguns mais íntimos ainda cuidam de mim... enviando reiki, ou como minha filha que faz massagem, canta e celebra comigo meus ciclos.

Conquistei a Menstruação que eu desejava com muito empenho, com muito estudo, estudo da espiritualidade, da biologia e de mim mesma principalmente, e não vejo outro caminho que não seja esse, o do mergulho profundo no conhecimento e na vivência diária daquilo que se deseja ter ou ser!

A 2@Vermelha nasceu do desejo de despertar a Consciência Menstrual da Mulher, essa consciência deve estar desperta e ativa todos os dias do ano, todas as horas do dia, na preocupação e no cuidado com seu próprio corpo, com sua saúde intima, no diálogo aberto e franco entre mães e filhas, médicos e pacientes, entre amigas... buscando entender, compartilhar e aprender umas com as outras nessa imensa Teia à qual estamos ligadas, pelo Útero, pelo sangue que vertemos desde o inicio dos tempos, desde tempos primordiais.

Bênçãos à todas que celebraram a 2@Vermelha, seja em coletivo ou sozinha...
Que Hai Nai Yu sempre esteja conosco.

Mara, Rhaid, Letícia, Lívia e Eu - Jantar Vermelho
2@Vermelha 2012.

Saiba mais sobre a Campanha aqui.




3 comentários:

Natan Brith disse...

Como sempre, você é minha inspiração!
A Mulher Sagrada, Sacerdotisa, Sábia, Consorte, Mãe.
Que seus ciclos sejam sempre abençoados e que deles sempre brotem novos trabalhos novas idéias para que outras mulheres possam reconhecer e se conectar com sua essência e despertar a Deusa que há dentro delas.

Green Womyn disse...

Babi, vou colocar o link lá na lista para as meninas, tá bom?

Beijos!

Lua Serena disse...

Que lindo, Babi!

Amei o post, de verdade!

Viva o menstruar!

Beijocas,
Lua