quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Direito de Menstruar

Hoje fiz uma descoberta no minimo maravilhosa; fui convidada a participar de uma lista de discussões sobre assuntos femininos, e minha surpresa veio de um dos assuntos lá tratados, um parágrafo que faz parte da CLT, que dá direito as mulheres de faltarem no periodo menstrual, observe:
"- A mulher, com dificuldades no dia da menstruação estiver sofrendo para trabalhar, solicitar descanso (metade do dia ou mesmo em quantidade de horas), será concedido a Folga Fisiológica."
Ou seja, existe uma lei que protege nosso direito de menstruar, de lidar com esse momento delicado do nosso ciclo, um momento de poder sim, mas que as vezes nos deixa desgastadas, cansadas, e por negarmos sua existência ele se tornou triste, pesado, inconveniente, sendo que ele é necessário, e faz parte da grandeza de nossa natureza.
Como já disse minha querida Sabrina Alves; "é urgente adquirir respeito pela revelação pessoal, espiritual e dos ciclos femininos, que são a representação micro da ciclicidade macro de Gaia."
Enquanto não aprendermos a curar nossas feridas interiores, e resgatar nossa essência feminina os inconvenientes menstruais vão acontecer, mas a medida que vamos restabelecendo o contato com o nosso útero, essas sensações mudam e logo esses dias serão, dias de poder, em que você se sentirá forte como uma leoa...prestes a conquistar o mundo!
Agradeço a Dani moderadora da lista de discussões Ciclos Naturais Femininos por ter me convidado para participar da lista e por ter autorizado que eu postasse aqui o link da lei para quem quiser ler na integra o que diz o texto sobre folgas e dias remunerados, espero que a descoberta das meninas da lista de discussões mexa tanto com vocês como mexeu comigo, por isso pedi a Dani para compartilhar com vocês essa descoberta, ela nos dá o direito de menstruar em paz, de nos recolhermos, nossas ancestrais se recolhiam nas "Tendas da Lua", e lá se resguardavam e utilizavam desse momento magicamente, hoje em dia já não é possivel nos recolhermos em "tendas" integralmente durante nossa lua, mas podemos nos reconectar com essa energia com exercicios e praticas que nos ajudarão a passar por esse periodo de maneira menos dolorosa e mais gratificante. Em breve estarei postando mais sobre esses exercicios e praticas.
Até lá!
Novo Link para Noções de Direitos Trabalhistas


3 comentários:

Unknown disse...

Que achado! Muito importante sabermos disso.Infelizmente meu relacionamento com meu ciclo menstrual ainda é péssimo e falto geralmente um dia no mês o trabalho com enxaquecas. Ainda consigo esse "luxo" por causa da compreensão das minhas queridas superioras, mulheres como eu. Parabéns pelo blog, não deu pra ler tudo mas voltarei ...

Tere Marques disse...

Gostei de saber disso, se bem que hj em dia menstruar deixou de ser incomodo para mim, trabalho normalmente, mas tb quando chego em casa quero descansar...rsrs geralmente nessa época eu fico bem introspectiva. Vou repassar essa informação p minhas amigas tb. Bjss

Ana disse...

Oi, Babi, tudo bem?

Pois é, isso é um direito que os patrões preferem ignorar, se é que não ignoram mesmo!

Eu sou funcionária pública, regida pelo meu estatuto e não pela CLT, e não sei se esse direito me é assegurado. Mas vou procurar saber.

Obrigada pela informação e parabéns pelo blog!