quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Tabus Menstruais — Superstição ou Sabedoria?

Como outros mitos acerca da Lua, os referentes à menstruação podem conter muitas verdades. Tabus semelhantes são encontrados em áreas muito separadas do globo. As mulheres menstruadas eram isoladas em cabanas especiais, evitavam contato sexual e se lhes proibia cozinhar ou tocar nos alimentos e outras coisas. Seriam tais costumes superstição e preconceito
contra as mulheres, ou será que — como tantas tradições populares — eles contêm uma antiga sabedoria? Ao longo dos séculos, eles poderiam ter sofrido distorções e elaborações. Mesmo assim, no cerne dessas práticas as mulheres podem encontrar conexões com sua natureza lunar. Para descobrir os propósitos dos tabus, analise o círculo do Ascendente Câncer.

O Isolamento das Mulheres Menstruadas: Como a prática de isolar as mulheres menstruadas foi seguida no mundo inteiro, deve ter havido boas razões para tal. O círculo sugere que as mulheres podem necessitar de um certo grau de isolamento todo mês, para entrar em contato com os instintos e as emoções. Câncer necessita de uma concha protetora. Aquário na 8ª, a casa da regeneração, mostra que a separação durante essa fase pode ser curativa. À semelhança do resguardo pós-pano, a cabana da menstruação deu às mulheres o tão necessário sossego. Repouso e privacidade durante o período são importantes para manter o equilíbrio emocional. Incômodos como cólicas e TPM surgem quando os sentimentos reprimidos afetam nossos corpos e nos forçam a prestar atenção.
Os retiros periódicos do mundo são também uma questão da 12ª casa, que aponta para ganhos espirituais. Alguns sensitivos dizem que as mulheres são extremamente mediúnicas durante o pré-menstrual e a menstruação. Como o plexo solar tende a estar plenamente aberto, nós facilmente vemos nosso equilíbrio abalado pela negatividade. Essa vulnerabilidade pode ser uma razão pela qual parecemos teimosas e irracionais durante nossos períodos. Estamos percebendo e reagindo psiquicamente às emoções e motivos inconscientes dos outros. O isolamento pode proteger a mulher intuitiva altamente sensibilizada. Ele também lhe faculta tempo para meditar, vivenciar o hemisfério lunar e voltar com ele ao alinhamento correto.
Isaac Bonewits apresentou uma visão menos positiva dos poderes ocultos das mulheres. Doutor em magia ritual, ele se localiza na linha divisória entre a ciência e o ocultismo. Ele acredita que as mulheres menstruadas emitem energia negativa que interfere no ritual mágico. Embora isso pareça contradizer a visão paranormal das mulheres, talvez nossos poderes devam ser dirigidos para outras tarefas, que não rituais, durante aquela fase. Se não entrarmos em contato com nossos hemisférios lunares e não satisfizermos nossas necessidades especiais, a perturbação resultante pode afetar negativamente as energias mediúnicas. Um retiro pode nos ajudar a
reaprender a utilização dessas energias para aquilo que foram programadas.

Jejum e Tabus Alimentares: Outras práticas comuns, como fazer jejum ou não tocar nos alimentos, podem ter-se devido à higiene precária em circunstâncias primitivas — ou não. O fluxo menstrual é um modo de o corpo descarregar as toxinas, razão pela qual as mulheres são mais saudáveis que os homens e vivem mais tempo. Os bioquímicos descobriram que esse sangue contém proteínas mal metabolizadas, porque nossas funções hepáticas estão comprometidas naquele período. Na pré-menopausa, as mulheres têm muito mais cálculos renais e afecções hepáticas. O dr. Burton Coombs, especialista em problemas hepáticos, associa a suscetibilidade das mulheres a distúrbios do fígado com a presença do estrogênio em nossos
corpos. No círculo do Ascendente Câncer, a ênfase no fígado é mostrada por Sagitário, regido por Câncer na casa da saúde. Júpiter governa o fígado. O estrogênio, principal hormônio feminino, é metabolizado neste órgão. Muitas culturas prescrevem jejuns ou dietas especiais durante o período menstrual, sem dúvida para dar um descanso ao fígado. Qualquer pessoa que tenha uma
história pessoal ou familiar de problemas hepáticos deve experimentá-lo.

Abstinência Sexual: Se o retiro menstrual é válido, outros tabus menstruais universais também podem ser sensatos, como a proibição do sexo. A 8ª casa significa sexualidade e regeneração. O desapegado Aquário está presente no círculo do Ascendente Câncer. Talvez nessa fase do ciclo, o desapego em relação ao sexo promova uma consciência mais elevada, além de regeneração. A abstinência também pode nos proteger de infecções. O vestíbulo uterino fica mais aberto durante esse período do que em qualquer outra época. O sangue pode agir como meio de cultura para bactérias ou doenças sexualmente transmissíveis.
O astrólogo Bob Mulligan, oferece uma justificativa espiritual para a proibição sexual. A exemplo dos seguidores de Alice Bailey, ele afirma que existe uma poderosa divindade feminina conectada com a Lua. O celibato é exigido para invocá-la e para exercícios espirituais destinados à remoção de obstáculos relacionados com a Lua. A abstinência durante a menstruação, quando o plexo solar está aberto, pode na verdade servir para aumentar o poder espiritual. Quer se aceite ou não uma divindade feminina, o celibato intermitente é recomendado em muitas práticas espirituais.
Se os ciclos das mulheres se correlacionavam outrora com as fases da Lua, então a Lua cheia e a Lua nova devem ter sido espiritualmente poderosas. Meditações em grupo e rituais aumentam as energias mediúnicas, logo você pode imaginar o impacto da quantidade de mulheres em celibato, confinadas em cabanas de menstruação e envolvidas em trabalho espiritual. Como nos distanciamos desse poder, ao nos divorciarmos dos ciclos naturais! Ao prestarmos atenção a este ritmo, podemos recuperar parte do poder.

Trecho do livro A Lua na sua vida - O Poder Mágico e As Influências Sobre as Mulheres, de Donna Cunningham.
Um dos melhores livros sobre influências lunares do ponto de vista astrológico com vários dados de pesquisas. Recomendo à todas, é uma excelente leitura!!!

Um comentário:

Green Womyn disse...

Eu simplesmente AMO esse livro.