quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Preventivo: Você já fez o seu esse ano?

Apesar de não ter qualificação médica, sou virginiana, e como virginiana já fui quase hipocondríaca, mas consegui controlar os excessos desnecessarios, mas aprendi uma lição valiosa, o preventivo salva vidas.
Há quase 10 anos me trato com a mesma ginecologista, Drª Ana Maria Albino, excelente profissional, amiga e minha confidente, ela inclusive fez o parto da minha filha e salvou minha vida. E foi com ela que aprendi que mulheres que tem uma vida sexual ativa, precisam fazer o preventivo uma vez ao ano, e não é somente fazer a Citologia(aquele exame que se usa o famoso "pico de pato"), exames de sangue para checar os niveis de colesterol e hormonios também são necessarios. Exames complementares para quem já está chegando aos 30 anos(como é o meu caso),e já teve filhos, também podem ser feitos; ultrason mamária, ultrason transvaginal, ajudam a identificar alguns probleminhas que se forem diagnosticados rapidamente são tratados com quase 100% de exito.
Mas vale lembrar que também podemos fazer o auto exame de mama todos os meses, conte 7 dias após o último dia do fluxo menstrual, e se auto examine. Vale lembrar também que o auto exame não substituiu o exame clinico que deve ser feito 1 vez ao ano.
Esses cuidados com a nossa saúde podem fazer a diferença, eu mesma acompanhei o drama de algumas pessoas que foram diagnosticadas com HPV, e lhes garanto que o tratamento lhes dá qualidade de vida normal. Mas o HPV não é o único problema que pode afetar a saúde intima da mulher, cistos, pequenas inflamações, alergias, e estress tudo isso pode causar outros inconvenientes.
Não se auto medique, ao aparecer qualquer anormalidade procure um médico, mantenha uma boa higiene intima, utilizando sabonetes com PH apropriado para você.
Evite deixar a região genital abafada, principalmente no verão, evite usar roupas como calças jeans, em casa aproveite para usar saias sem calcinha, isso ajuda a respiração de sua Yoni*.
Não tome anticoncepcionais sem orientação médica, pois eles podem afetar todo o seu metabolismo, cada pessoa tem uma reação diferente a cada medicamento, não é porque sua amiga está usando o remedio X que você também tem que usar!
Se você sofre de TPM experimente capsulas de Óleo de Semente de Linhaça, um fitoterapico fantastico para quem fica subindo pelas paredes, eu antes da gravidez sofria de uma TPM quase mortal, queria esganar pessoas de tão irritada que ficava, um ano antes de engravidar passei a tomar essas capsulas, e também a ter uma atividade fisica mais regrada, isso fez toda a diferença! Diminua a ingestão de sal e café nos dias que antecedem a menstruação, para evitar as cólicas.
Esses pequenas atitudes melhoram sua qualidade de vida ou podem até salva-la... porque a principal dica vem agora: USE CAMISINHA!!!
E se por ventura você tem um parceiro fixo, confiavel, e já dispensou o uso dela, não sejamos hipócritas, eu também dispensei o uso, já que meu atual companheiro é operado, mas para minha segurança 1 vez por ano faço exame de HIV, não porque não confio nele, mas porque me amo e amo viver.
Perdi minha irmã aos 36 anos para a Aids porque não utilizava preservativos com seu marido usuário de drogas, isso foi o suficiente para aprender minha lição.
Portanto se ame, se cuide, faça seu preventivo, seja uma mulher saudavel e consequentemente mais feliz!!! Que a Deusa continue abençoado seus Ventres fonte da energia criativa!
* Em sânscrito Yoni significa "passagem divina" um nome mais digno à nossa vagina!

4 comentários:

nessinha disse...

adorei seu texto...mais uma vez vc soube chegar ate mim...
eu pelo menos sou muito extressada rs diariamente imagina com tpm acho q vou experimentar as o oleo de semente de linhaça.... kkkkk
muito bom viu

Guinevere disse...

Adorei sua visita, o seu espaço é ótimo e bem informativo, voltarei mais vezes!
Grande abraço!
Bênçãos Plenas!
)O(

Unknown disse...

adorei...li e entendi perfeitamente,vc ta certa msmo,se não nos cuidarmos de nois msmo...kem vai cuidar...eu msmo comecei a mi cuidar e não paro +...ja acostumei e camisinha sempre tb,pode dizer ki mi ama,antes dele mi amar,eu ki mi amoo...rsrs,so ki quase xorei lendo e lembrei da minha prima ki se foi...saudades milll!!!

Gilvania disse...

Muito bom o texto. Parabéns!